Formada em Arte-Educação pela PUC-RJ e em Neurociências e comportamento pela PUC-RJ, Sandra iniciou suas pesquisas sobre os benefícios da energia vibracional da Mata Atlântica na região de Ubatuba em 1990, onde desenvolveu o Sistema de Essências Florais e Vibracionais da Mata Atlântica denominado ARARÊTAMA, trabalho realizado em uma das maiores biodiversidades do planeta.”
Ararêtama é uma palavra tupi-guarani, que significa “lugar de origem da luz”.
“Como pilar do sistema está a estrutura dessa floresta: sua riqueza natural, a forma como vive, sobrevive e expande suas espécies fazem com que a Mata Atlântica expresse uma mensagem biológica para toda a humanidade. Por meio de sua biodiversidade e respeito às diferenças botânicas, constrói um tapete de vida, onde uma planta enaltece a outra,
sem competição destrutiva. Árvores ancestrais, bromélias, orquídeas, cogumelos e lianas são ricas interfaces para o desenvolvimento saudável do ser humano.”
Vinculada ao Biomimicry Institute (The American Biomimicry Institute possibilita que as pessoas criem soluções inspiradas na natureza para um planeta saudável), Sandra participa de um grupo de terapeutas e pesquisadores de diversos países do mundo que desenvolvem conhecimentos, dinâmicas e estudos multidisciplinares, onde a natureza é
visto como uma ferramenta sagrada de aprendizado para a evolução do ser humano.
Sandra criou o Sistema Terapêutico chamado FITNESS EMOCIONAL, que engloba exercícios comportamentais e emocionais como uma academia para o emocional!
O Fitness Emocional trabalha a neuroplasticidade cerebral integrando os 3 centros vitais do ser humano; o instintivo, o sentimental e o intelectual, reequilibrando e alinhando esses circuitos vibracionais básicos de forma a permitir novas percepções, experiências e uma
total aproximação da essência original de cada ser.
Os Workshops apresentados por Sandra Epstein estabelecem uma ponte entre o momento especial que vivemos no planeta com o conhecimento antropológico que o ser humano produz há séculos. O ponto chave a ser trabalhado, nestes tempos acelerados de comunicação e desenvolvimento tecnológico, é a responsabilidade histórica e social que nossa geração atual tem em manter esse conhecimento vivo no planeta para as gerações
futuras, possibilitando a criação de uma nova cultura planetária.
Sandra, ministra cursos Ararêtama apresentando e aplicando esse ecossistema em vários países da Europa e Japão, também trabalhando com empreendedores de todo o mundo por meio de programas especiais criados para liderança no século 21, como o renomado Global Institute for Extraordinary Women - www.gifew.org
Educadora
Educadora em Essência e Ação
Desde cedo, fiquei interessada na educação além formas convencionais: Eu sempre fui apaixonada por aprender e estudar, e eu pude ver que os indivíduos estavam sendo ensinados de maneiras que eram desprovidas de vivacidade, trazida por perspectivas criativas e sistêmicas.
A minha intenção: contribuir para a criação de uma sociedade mais saudável.
Realmente não queria me tornar uma artista, o que eu queria era procurar dentro desse universo rico de formas, através das quais eu poderia contribuir para a criação de uma sociedade mais saudável, aquela em que a escolaridade pode ensinar as pessoas a viver em comunidade, proporcionando-lhes o apoio para interagir e viver bem com os outros, de forma que se propague, para o mundo em geral.
Formação universitária em Educação Artística
Quando entrei Universidade para obter meu diploma em Artes, escolhi me especializar em Educação Artística, e meu foco era explorar o processo criativo, tornando-o a fonte a partir da qual um indivíduo saudável pode sentir-se nutrido na vida. Em minha opinião, deve-se ter a oportunidade de explorar diferentes expressões, praticando diferentes linguagens da percepção humana, como por exemplo: atuar, produzir de filmes, escultura, pintura e fotografia, como interfaces para uma percepção multi-facetada de vida.
Estudos adicionais em Antroposofia, Cura Vibracional e Física Quântica / Biologia
Eu procurei para complementar a minha formação com a Antroposofia e florais vibracionais, estudos de terapia da essência, aprendendo com diversos professores e pesquisadores internacionais. Este estudo me levou à criação do meu próprio sistema de Mata Atlântica de essências, e promoveu minha investigação para o reino da física quântica e da biologia. De modo especial, a pesquisa e pensamento de Rupert Sheldrake, Antonio Damasio e Fritjop Capra, bem como encontros realizada pelo Dalai Lama com neurocientistas e monges, teve um impacto importante na minha abordagem e pensamento.
Pesquisadora
Pesquisa para uma nova abordagem: de cura, educacional e de treinamento
Entrando em um caminho não convencional para aqueles tempos, em 1989, comecei meu trabalho de investigação no Brasil.
Seguindo o chamado da Mata Atlântica, entrei em um longo processo de observação. Com o tempo, fui capaz de perceber e entender a sabedoria ecológica da Mata Atlântica, que se reflete nas formas micro e macro, que se entrelaça em suas numerosas espécies em uma trama única de biodiversidade riquíssima.
Estudo da Mata levou à criação de um Sistema Educacional Original e de Cura
Criei um sistema de Essências preparadas no coração da Mata Atlântica brasileira. Essas essências são portadoras de virtudes exemplares de adaptação e cooperação magistralmente incorporadas pela Mata Atlântica.
Através destas Essências e Programas Educacionais, modelos de inteligência social com base nesta ecologia da Mata Atlântica, são oferecidos em todo o mundo, atendendo grandes necessidades e desafios do nosso tempo presente, apoiando a nossa evolução para um salto quântico planetário.
Ararêtama Essências Florais e ambiente vivo Essências do Coração da Mata Atlântica
Ao preparar essências de árvores e cipós vigorosos, de líquenes e bromélias, trabalho sem cortar plantas, sempre capturando suas qualidades dentro de seu ambiente original da interligação completa para a terra.
Fotógrafa
Fotografias da Mata Atlântica Harmonizadoras de Ambientes - A natureza inspirando e despertando nossas melhores Virtudes
Através da mídia fotográfica, meu olhar de Aquarela de artista, que percebe a vida através da interação de camadas de luz e cor, leva a mergulhar no "universo interior" da Natureza. Muito me é revelado através das lentes, a câmera serve como uma interface para acessar uma perspectiva oráculo único.
Estas imagens macro da natureza estão sendo usados para trazer harmonia e energia para trabalhar e espaços de convivência, emanando qualidades que vêm das profundezas e a delicadeza da Mata Atlântica.
Sendo uma fotógrafa e artista de aquarela, refinei a minha percepção como uma treinadora, consultor e facilitador de cura!
A maneira que eu olho para as pessoas, percebo as camadas muitas nuances e facetas de quem são, confirma-me que, da mesma forma como as muitas camadas de luz e cor definem uma imagem, as muitas dimensões de um indivíduo tornam-se a fisiologia do seu comportamento: realmente somos seres de várias camadas!
Entre em contato conosco para conhecer o catálogo.
Artista
Como a pintura da aquarela tem ampliado a minha Percepção
Meu olho artístico é o de um artista da aquarela que percebe a vida através da interação de camadas de luz e cor. Ao pintar, árvores, rios, riachos e cachoeiras, que são o meu tema principal, a Natureza é vista em uma dimensão coreográfica.
Minha experiência como artista da aquarela tem influenciado meu trabalho como treinadora e consultora.
Da mesma forma como as muitas camadas de luz e cor acabam configurando uma imagem, as muitas dimensões de um indivíduo tornar-se a fisiologia do seu comportamento: a minha experiência me mostrou que realmente somos seres de várias camadas!
A maneira que eu olho para as pessoas, percebo as camadas e muitas nuances e facetas do que elas são, como uma artista da aquarela, influenciou minha percepção como uma treinadora, consultora e facilitadora de cura.
Ao visualizar as imagens, você verá um número de amostras de minhas atividades artísticas, onde a percepção de múltiplas camadas é expressa através da cor e transparência. Eu também expandi essa percepção através da arte da macro-fotografia, onde muito é revelado, é como se eu entrasse no "universo interior" da natureza.
A sabedoria da Mata Atlântica também oferece-se através de meios de comunicação visual!